É dia de falar sério 

Dia Internacional da Mulher.
Vamos lembrar como a data surgiu?

O Dia 8 de março foi escolhido para comemorar a data porque foi nesse dia que, em 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque ocuparam o local e entraram em greve para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas de trabalho. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica. Entretanto, nesse momento se iniciava um incêndio na fábrica e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. 

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, foi decidido comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem àquelas operárias bravas e corajosas. Desde então o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma por todo o mundo.

Que o dia de hoje seja, então, marcado pela reflexão, pelo debate, pelas reivindicações e pela denúncia. Qual é o verdadeiro papel da mulher na sociedade? Como rever preconceitos e limitações que ainda nos são impostos?

img_1324
Como sempre, meu norte são os livros. E entre tantos, de tantas mulheres incríveis, escolhi  o livro acima para ilustrar a data por  ser o que estou lendo no momento. Gloria Steinem, um dos pilares do feminismo, revendo sua trajetória em “My Life on the Road”. Infelizmente ainda não foi traduzido para o português, mas vale ficar de olho!

img_1325
Para encerrar, uma imagem que adorei, postada no Instagram de uma pessoa a quem respeito: a Fabiana Sucigan, do Ateliê Decora La Vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s