Uma tarde no museu – MAR (Museu de Arte do Rio)

Já há algum tempo vinha querendo conhecer o MAR, o Museu de Arte do Rio, aberto há três anos na Praça Mauá, no Centro. Mas ainda achava a localização meio contramão – complicado para ir de carro nos fins de semana e pegando o pesado do rush de trabalho nos dias úteis. Bobagem minha! No sábado, dia 5 de março, aproveitei que o marido tinha ido fazer bonito em um evento em São Paulo e eu estava querendo fazer algo diferente para descansar do trabalho da semana, pedi um Uber (primeira vez que usei, aprovadíssimo!) e lá fui eu!

O Rio antigo na parte de trás do MAR.


A grata surpresa já começa na chegada à Praça Mauá. O lugar está completamente diferente da última vez em que passei ali, na época em que trabalhava no Centro. Está lindo, uma mistura de antigamente de um lado e de futuro no outro, com o MAR e o lindíssimo Museu do Amanhã logo à frente e um belo passeio público ligando os dois museus. De tirar o fôlego!

A Baía de Guanabara e o Museu do Amanhã vistos do terraço do MAR


Entrei no MAR e achei tudo muito bem organizado, os funcionários educados e atentos. Depois de comprar o ingresso e deixar a bolsa (se for grandinha) no guarda-volumes, somos orientados a pegar o elevador e ir até o último andar, onde há um terraço com vista para o Museu do Amanhã e para a Baía de Guanabara. No mesmo andar, na parte de trás, o restaurante Mauá, bem simpático.

O restaurante Mauá, na parte de trás do terraço


Daí vamos descendo e podemos ver as exposições que ocupam os andares. A primeira que vi foi “Rio Setecentista, quando o Rio virou capital”, com a qual o MAR comemora os 450 anos do Rio de Janeiro, completados no dia 1º de março último. Muito bem feita, uma organização moderna de um material antigo, uso de várias mídias para integrar os visitantes com o material exposto e uma grande variedade de arte sacra e ainda algumas peças de vestuário e acessórios da época. Um belo acervo.

Logo à entrada da exposição


A arte sacra do período setecentista em destaque


A seguir foi a vez de “O poema infinito de Wlademir Dias-Pinos”. Além da biografia do artista, de suas referências e marcos históricos de suas trajetórias, a exposição transforma os famosos livros-poema do artista em grandes instalações magnéticas nas quais o visitante pode construir e rearranjar os elementos dos livros.

Uma das instalações dos livros-poema


A última exposição em cartaz no dia em que fui era “Fernando Lindote: trair Macunaíma e avacalhar o Papagaio”. A exposição, com cerca de 180 obras do artista gaúcho, é composta por quatro núcleos, traz desenhos, ilustrações, pinturas e esculturas do acervo e autoria de Lindote – incluindo obras criadas exclusivamente para a exposição no MAR. E é uma explosão de cor, de beleza e até de nostalgia, com antigas revistas Disney mostrando o Zé Carioca – afinal, o ponto de partida da mostra é o início da experiência de Lindote como aluno do cartunista Renato Canini, principal ilustrador brasileiro do papagaio da Disney.

Zé Carioca na ótica do artista


Para terminar o passeio, já com a alma alimentada, foi a vez de alimentar o corpo. Optei pelo Cristovão Café e Bistrô e não me arrependi. O lugar é gostoso, fica no térreo, ao lado da lojinha (que infelizmente é a típica loja de museus – cara e pedante…). Pedi por sugestão da garçonete, muito simpática por sinal, um cheeseburguer com noisette de aipim como acompanhamento. Muito gostoso, a noisette, então, meu Deus!

O cheeseburguer do Cristovão Café e as incríveis noisettes de aipim


Um cafezinho com bolo de laranja para terminar, Uber de novo e voltei feliz para casa, já louca de vontade de voltar, agora para conhecer o Museu do Amanhã!

O passeio deu tão certo que até a Central do Brasil parecia bonita, sob o reflexo do sol já querendo se pôr, no caminho de volta.


Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5, Centro
CEP 20081-240
Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s