Culinária

Novembro/2017

Aproveitando que estou numa de atualizar o blog e que fiz essa receita anteontem, para o fim de semana. Deixo aqui. É um patê de fígado de frango muito gostoso, que deve ser deixado na geladeira de preferência de um dia para o outro, para ficar na sua melhor forma! Aproveitem!

Patê de Fígado de Frango

Ingredientes

– 1 cebola média picada (eu uso duas colheres da minha misturinha de cebola e alho, que sempre tenho na geladeira)

– 3/4 de xícara de margarina

– 1/2 kg de fígado de frango sem as nervuras grandes

– 2 colheres de sopa de conhaque (já usei cachaça e também deu certo)

– sal e temperos a gosto (gosto de caprichar na pimenta e colocar um pouco de cominho)

Modo de Preparo

Derreta 1/4 da  margarina e frite a cebola. Junte o fígado de galinha e refogue muito bem, mexendo sempre, por cerca de cinco minutos – até que os fígados estejam macios, mas rosados por dentro. Bata tudo no liquidificador (ainda quente). Enquanto isso, na mesma frigideira, derreta a manteiga ou margarina restante em fogo baixo, adicione a mistura de fígado de frango e também o conhaque, o sal, a pimenta, misturando bem. Coloque em uma tigela pequena, cubra e leve à geladeira.

 

Março/2015

Como já disse, adoro cozinhar! E para abrir os trabalhos por aqui, deixo a receita de um bolo que faz sucesso há muitos anos em nossa casa.

Bolo da Mãe do Breno 

Essa receita começou como um bolo básico, simples, então comecei a mudar e fazer misturas e recheios, muitas vezes seguindo sugestões do Breno, e a servir para os amigos dele quando vêm em casa e nos aniversários. O pessoal adorou, muitos pediram a receita e virou o Bolo da Ana (mãe do Breno).

 

IMG_5105

Versão de laranja com cobertura de açúcar.

Ingredientes:

. 2 xícaras de açúcar

. 2 colheres de sopa de margarina/manteiga (eu uso a Qualy)

. 2 ovos inteiros

. 2 xícaras de farinha de trigo

. 1 colher de sopa de fermento

. 1 xícara de leite (ou suco de laranja)

. Meio pacote de granulado (se quiser fazer bolo formigueiro)

Modo de fazer:

Bater bem a margarina/manteiga com o açúcar, acrescentar os ovos e continuar mexendo. Juntar a farinha e o leite aos poucos. Por fim colocar o fermento (e o granulado se for fazer formigueiro).

Colocar em fôrma untada e assar por aproximadamente 30 ou 40 minutos em forno médio, pré-aquecido.

OBS.: Esta receita é boa pois serve como base para um sem-número de variações: com frutas na massa, regada com calda de limão ou laranja, com chocolate, com canela, cravo e gengibre, etc. É interessante colocar uma colher de chá de baunilha na massa.

PARA FAZER BOLO DE LARANJA GELADO:

Faça a receita acima (com leite! e sem o granulado), de preferência em um pirex, um refratário (untado com margarina e farinha de trigo) que possa ir direto à geladeira quando esfriar – eu uso um pirex retangular de 30 x 20 cm, é bom que não seja menor do que isso, para essa quantidade de massa.

Enquanto o bolo está no forno, faça uma calda ralinha misturando 1 xícara de açucar com 1 xícara de suco de laranja em uma panela. Deixe no fogo até o açúcar derreter e o líquido se tornar transparente. Reserve.

Deixar o bolo esfriar um pouco quando sair do forno e, com ele ainda morno, furar todo com um garfo e despejar a calda com cuidado (vai parecer calda demais, mas é assim mesmo, na geladeira o bolo têm a tendência a ressecar e é essa grande quantidade de calda que vai deixar ele molhadinho).

Cubra o bolo com papel alumínio e leve para a geladeira. Espere uma hora mais ou menos e prepare o glacê branco, se quiser colocar por cima.

Para o glacê, compre açúcar de confeiteiro (Glaçúcar com também é chamado) e misture uma xícara de chá do açúcar com uma ou duas colheres de suco de laranja – é para formar uma pastinha firme, não ficar líquido. Passe a pasta com a ajuda de uma faca sobre o bolo. Se quiser a cobertura mais grossa, faça mais um pouco.

Cubra novamente com o papel alumínio e leve à geladeira.

OUTRAS SUGESTÕES DE RECEITA E COBERTURA:

Nesse caso, fazer a receita-base, de preferência em uma fôrma redondo, com furo no meio, deixar esfriar um pouco e colocar recheio e cobertura. Nesse caso, o bolo não vai à geladeira.

. Brigadeiro Mole de microondas:

   – 2 latas de leite condensado

   – 8 colheres de sopa de Toddy Light (fica melhor do que o comum)

   – 2 colheres de sopa rasas de manteiga

   – 1/2 caixinha de creme de leite

Modo de fazer: Misturar tudo em uma tigela que vá ao microondas e levar ao forno em potência alta, por três minutos de cada vez (a cada parada, mexer o brigadeiro), até completar 15 minutos. Aí deixar dentro do micro-ondas desligado por mais dois minutos e checar para ver se está no ponto desejado. Cortar o bolo ao meio com cuidado, rechear com parte do brigadeiro e cobrir o bolo todo com a outra parte. Por cima, granulado.

. Leite condensado de cobertura – esperar esfriar e cobrir o bolo com uma lata de leite condensado. Pode cobrir com granulado depois.

Anúncios